Por que estudar aqui?

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que tem como lema “Uma Universidade voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos”, é a instituição ideal para o desenvolvimento de seus estudos de Pós-Graduação e pesquisa científica em Oceanografia. A FURG implantou o primeiro Curso de Graduação em Oceanologia no Brasil, em 1971, e está localizada na cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul (RS). A FURG possui diversos cursos de Pós-Graduação ligados à Oceanografia, onde destaca-se o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica (PPGOFQG).

O PPGOFQG possui reputação internacional nos estudos dos processos físicos, químicos e geológicos em ambientes estuarinos, costeiros e oceânicos. Os Docentes do Programa possuem formação nacional ou internacional nos mais respeitados centros de Oceanografia e Ciências do Mar do mundo. Atualmente, o PPGOFQG é classificado como Nível 5 pela CAPES.

Os laboratórios vinculados ao Programa possuem equipamentos de última geração para a pesquisa oceanográfica, onde destacamos a disponibilidade de navio de pesquisa e embarcações menores para realização de cruzeiros oceanográficos e saídas de campo. O ambiente de trabalho é agrádavel, com forte interdisciplinaridade, facilidade de integração de estudos, fácil acesso aos pesquisadores Docentes e com constante busca por inovação científica e tecnológica. Estes são só alguns dos fatores que você pode considerar para sua escolha pelo PPGOFQG.

O Programa oferece um conjunto de linhas de atuação nas três áreas da Oceanografia, onde destaca-se a liderança nacional em estudos de Oceanografia de Altas Latitudes e de Ambientes Estuarinos, como a Lagoa dos Patos. O Programa oferece ainda facilidades para desenvolvimento e aplicações de seus estudos, formação de profissionais críticos em temas inovadores e da fronteira do conhecimento atual, bem como, capacitação e treinamento profissional em campo e laboratório.

 

“A universidade é referência em Ciências do Mar e possui um Bacharelado em Física com ênfase em Oceanografia, possibilitando cursar mestrado e doutorado na mesma instituição” – Fernando Carvalho Magalhães, Doutorando.

 

“Tendo a oportunidade de realizar parte de meu doutorado no exterior, é inequívoco que o PPGOFQG oferece a qualidade de ensino necessária e possui estrutura física similar a vários centros internacionais de pesquisas em oceanografia” – Rodrigo Kerr, Professor e Egresso do PPGOFQG.