Linhas de Pesquisa - Química de Ambientes Costeiros e Oceânicos

Os estudos em Química de Ambientes Costeiros e Oceânicos buscam a compreensão das trocas de elementos químicos nas distintas interfaces existentes entre a atmosfera, o oceano, o continente e o leito marinho.

Entender as alterações químicas da água do mar é o foco principal desta linha de pesquisa do PPGOFQG. Sendo assim, a compreensão das trocas gasosas, de matéria orgânica e de elementos traços entre os oceanos e a atmosfera, e entre os ambientes costeiros e oceânicos, é fundamental para identificar alterações antrópicas e seus efeitos nos ecossistemas..

As principais iniciativas dentro desta linha de pesquisa estão relacionadas à: (1) Química da Água do Mar; (2) Acidificação dos Oceanos; (3) Biogeoquímica Marinha; (4) Ecotoxicologia Marinha; (5) Microcontaminantes Orgânicos; (6) Biomarcadores Bioquímicos e Fisiológicos; (7) Bioquímica e Fisiologia de Cianobactérias; (8) Contaminantes Químicos; (9) Fluxos de CO2; (10) Carbono Antropogênico e Acidificação dos Oceanos; (11) Química das Águas Subterrâneas; e (12) Especiação de Compostos Metálicos.

Os atuais Alunos de Mestrado e Doutorado do PPGOFQG estão envolvidos em projetos que investigam as seguintes questões: a) Quais as fontes e de que forma o oceano capta e armazena carbono? (b) Qual a contribuição das águas subterrâneas para a produtividade marinha? (c) Quais são os organismos que podem ser indicados como bioindicadores de contaminação? (d) Qual a relação da ciclagem de nutrientes e elementos traços com os processos físicos e biológicos? (e) Quais são os principais contaminantes químicos nos oceanos?