Linhas de Pesquisa - Processos Oceanográficos Integrados

Os estudos dos Processos Oceanográficos Integrados buscam a compreensão conjunta dos distintos processos físicos, químicos, geológicos e biológicos, bem como, a relação dos oceanos com os compartimentos adjacentes da Biosfera, Atmosfera, Litosfera e Criosfera.

A Oceanografia é por natureza o estudo integrado das suas quatro grandes áreas: Biológica, Física, Química e Geológica. Entretanto, os Oceanos interagem, nas suas interfaces, com a atmosfera, com os continentes e com o leito oceânico. Além disso, as interações intrínsecas no interior dos Oceanos possuem papel fundamental para a compreensão da variabilidade dos processos oceanográficos. As principais iniciativas dentro desta linha de pesquisa estão relacionadas à: (1) Interação Físico–Biólogica; (2) Interação Oceano–Atmosfera; (3) Interação Oceano–Criosfera; (4) Interação Continente–Oceano; (5) Interação Plataforma Continental–Oceano Profundo; e (6) Paleoceanografia e Palinologia.

Os estudantes de Mestrado e Doutorado atuais estão envolvidos em projetos que investigam as seguintes questões: (a) Como o degelo das geleiras influenciam na alteração de salinidade dos oceanos? (b) Qual o papel biológico nos fluxos líquidos de CO2? (c) De que forma a distribuição dos organismos planctônicos podem contribuir para o entendimento da dinâmica de circulação regional? (d) De que forma as mudanças climáticas afetam o balanço de massa do planeta? (e) Como os parâmetros bióticos e abióticos em águas oceânicas superficiais mudaram nos últimos milhares de anos? (f) De que forma as mudanças climáticas globais e as transgressões e regressões marinhas estão relacionadas?