Como ingressar no PPGOFQG ?

Para ingressar nos Cursos de Mestrado ou Doutorado do PPGOFQG você precisa realizar o Processo Seletivo do Programa. Para participar do Processo Seletivo, você deve fazer a inscrição on-line via portal SIPOSG, no endereço www.siposg.furg.br

Dois Processos Seletivos Ordinários são realizados por ano para ingresso no PPGOFQG, um entre os meses de Outubro e Dezembro, para ingresso em Março do ano seguinte, e outro entre os meses de Maio e Julho, para ingresso em Agosto.

Processos Seletivos Extraordinários podem ser abertos em qualquer época do ano, caso existam cotas de bolsas no Programa. O ingresso no PPGOFQG pode ocorrer também através de Processo Seletivo de Fluxo Contínuo, caso Docentes do Programa tenham cotas de bolsas de Mestrado ou Doutorado através de Projetos de Pesquisa. Fique atento as oportunidades no site do Programa: www.ocean.furg.br.

As provas podem ser realizadas em diversos estados do País e no exterior. Em caso de seleção para Doutorado, as entrevistas podem ser realizadas remotamente via comunicação digital.

Em resumo os Processos Seletivos do PPGOFQG consistem de:

Curso de Mestrado: Provas de Interpretação de Língua Inglesa (classificatória) e de Conhecimentos Gerais e Específicos (eliminatória) nas áreas de Oceanografia Física, Química e Geológica; Análise de Curriculum Lattes e Cartas de Recomendação (classificatório).

Curso de Doutorado: Prova de Interpretação de Língua Inglesa (eliminatória); Elaboração de Plano de Trabalho e Entrevista (eliminatória); Análise de Curriculum Lattes e Cartas de Recomendação (classificatório).

A quantidade de bolsas de estudo disponíveis em cada Processo Seletivo depende das cotas disponibilizadas pelas Agências de Fomento. O Programa está aberto a iniciativas de internacionalização e atualmente participa dos Programas OEA (Programa da Organização dos Estados Americanos) e PGCD (Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento), que possuem cotas próprias de bolsas e possibilitam a vinda de alunos de outros países para a FURG.